Pular para o conteúdo
Home » Quantas semanas gestacionais da sua gravidez? Saiba como calcular

Quantas semanas gestacionais da sua gravidez? Saiba como calcular

  • por

O que é a gravidez?

gravidez indesejada A gravidez é o estado de uma mulher que é capaz de conceber um bebê. É o período de tempo em que um óvulo fertilizado se desenvolve dentro do útero até o parto. A gravidez dura cerca de 40 semanas, começando a partir da data da última menstruação.

Idade gestacional e sua importância- gravidez indesejada

No entanto Ao longo da idade gestacional, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, que se torna mais vulnerável a doenças. Por isso, é importante estar atenta às semanas gestacionais para identificar o melhor momento para realizar o parto.

As idade gestacional são divididas em três trimestres. O primeiro trimestre é o período da idade gestacional entre a concepção e as 12 semanas de gestação. Nesse período da idade gestacional ocorre a formação dos órgãos e sistemas do bebê, além da placenta e do cordão umbilical. É nesse trimestre que há maior risco de aborto espontâneo.

O segundo trimestre da idade gestacional corresponde às 13 às 24 semanas de gestação. Nesse período da idade gestacional, os órgãos e sistemas do bebê estão completamente formados, mas ainda há muito crescimento e desenvolvimento a ser realizado. É nesse trimestre que há maior risco de parto prematuro.

O terceiro trimestre da idade gestacional é o período entre as 25 às 40 semanas de gestação. Nesse período da idade gestacional, o bebê continua crescendo e se desenvolvendo para se preparar para a vida fora do útero materno. É nesse trimestre que há maior risco de complicações durante o parto e na recuperação pós-parto.

Quantas semanas gestacionais da sua gravidez? Saiba como calcular

Então Como calcular as semanas de gestação da sua gravidez?

Afinal O método utilizado para calcular a idade gestacional da sua gravidez, você precisará saber a data da última menstruação (LMP) e o tamanho do seu ciclo. O LMP é a data da primeira vez que você teve um período menstrual no último ciclo. Se você não sabe a data do seu LMP, pode usar a data em que teve o primeiro ultrassom para determinar a idade gestacional. O tamanho do seu ciclo é o número de dias entre o primeiro dia de um período e o primeiro dia do próximo período.

Portanto Para calcular as semanas gestacionais da sua gravidez com base na data do seu LMP:

  • Se você tem um ciclo de 28 dias, some 7 dias à data do seu LMP para chegar à data provável do parto (EDP).
  • Se você tem um ciclo de 29 dias, some 8 dias à data do seu LMP para chegar à EDP.
  • Se você tem um ciclo de 30 dias, some 9 dias à data do seu LMP para chegar à EDP.
  • Se você tem um ciclo de 31 dias, some 10 dias à data do seu LMP para chegar à EDP.

Some 9 meses à data provável do parto para determinar a sua data prevista de parto (EDD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Online Agora
Estamos Online